terça-feira, 31 de julho de 2018

INFORMAÇÔES: Cálculo Diferencial e Integral II

MAT0121 Cálculo Diferencial e Integral II 

Programa


1. Integral de Riemann: Áreas por somatórias. Somas de Riemann e Darboux. Definição. Propriedades. Existência da integral. O teorema do valor médio. O teorema fundamental do calculo. O teorema da mudança de variável.  Aplicações: Áreas(coordenadas polares) comprimento de arcovolumes de revolução , área de superfície de revolução. Aplicações a física. Centroide y massa. Momentos de inercia.  Teorema de Pappus.  Integral impropria de Riemann. Propriedades. Convergência.

2. Funções vectoriais de variável real. Parametrizações. (coordenadas polares). Limites e continuidade. A derivada. A integral. Reparametrizações e orientação. Parametrizações regulares. Comprimento de arco. Parametrização pelo comprimento de arco. Equações de Frenet.

3. Funções reais de variável vectorial. (Conjuntos abertos em Rⁿ. Conjuntos conexos. ) Definição. Domínio. Curvas de nível. Limites. Continuidade. O teorema do valor médio. Derivadas parciais. Diferencial total. O vector gradiente e a derivada. Máximos e mínimos de uma função. Exemplos. Multiplicadores de Lagrange. Formula de Taylor.

Avaliação

Para vc ser aprovado é preciso que tenha 5 de nota e mínimo 70% de frequência 

Três provas com pesos 1, 1,2 e 1,8 mais media simples de provinhas+listas
$$ M_{f_{1}}=\frac{P1+1.2P2+1.8P3}{4}+\frac{Pv1+Pv2+Pv}{3}+Listas$$

As provinhas Pvi, serão realizadas ao longo do semestre o valor das mesmas podem oscilar entre 0,5 e 1 punto. As listas de exercícios terão um valor máximo igual ao 10% da media final.

ATENÇÃO: Assine as listas de presença mesmo que vc se encontre regularizando a sua matricula!

IMPORTANTE: Tire uma copia da folha da provinha de   http://es.slideshare.net/leinaddd88/provinha-cal2  é a ÚNICA folha que sera avaliada.

Observações

  • Não serão avaliados alunos de outras turmas. Na realização de cada prova, não sera permitido o uso de celulares, laptops, tablets, calculadoras, etc.
  •  As listas e notas obtidas nas provinhas são entregues na aula seguinte a prova respectiva. Não são aceitas entregas posteriores por nenhum motivo. 
  • As provinhas apos revisadas, são deixadas na mesa em cada aula.
  •  As provas são realizadas no dia marcado exceto circunstancias alheias ao controle do professor. Se a prova não é realizada no dia previsto, esta será tomada na próxima aula útil subsequente. Reserve tempo.
  • Não sera tomada em hipótese alguma provas individuais, sem excepção.
  • O aluno têm uma semana após realizada a prova respectiva, para pedir a revisão.
  • Podem entrar na prova substitutiva os alunos com frequência superior o igual a 70%.
  • A prova substitutiva é semiaberta. A nota de esta prova substitui a menor nota entre {P1,P2,P3}, independentemente do valor de estas últimas.
  • A nota da prova de recuperação R, têm peso dois e a media final M_{f2} será a media ponderada com Mf1 esto é Mf2=((Mf1+2R)/3) podem entrar na prova de recuperação os alunos com media igual o superior a 3
  • As notas das provas assim como alterações das datas das mesmas o qualquer outra informação relevante a disciplina sera colocada no site: http://math-ime-hc.blogspot.com/

Datas das provas

    (Podem existir alterações. Você deve-se manter informado)

P1 31 de agosto
P2 12 de outubro
P3 30 de Novembro
Subs. 7 Dezembro

Bibliografía.


    Alem de algumas prováveis apostilhas...

1.Apostol T.M. CALCULO  Vol 1 e 2
2.H. L. Guidorizzi, UN CURSO DE CÁLCULO Vol 1 e 2
3.J. Stewart, CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA, Vol I e Vol II

Prof: H.C.
Sala 156-A  IME
email: leinad@ ime. usp. br